terça-feira, 25 de junho de 2013

Gravidez x Bebida Alcoolica

O assunto bebida alcoolica e gravidez ainda gera bastante polêmica e não há nada de concreto sobre esse assunto. Nós ficamos, então, nas mãos dos médicos obstetras. Vai depender deles, se a sua paciente pode ou não tomar uma taça de vinho ou uma cerveja no fds. Uns são mais radicais, enquanto outros são mais tranquilos. A única certeza é: se ele(a) liberar, bêbada você jamais poderá ficar! Risos! Andei lendo sobre isso e sei que alguns países tratam esse assunto de formas diferentes. Bem, vamos confiar NO SEU MÉDICO.

Algumas mamães que estão amamentando seus bbs, não aguentam esperar e querem ter um tempinho livre e de descanso (merecido). Nesses casos, existe um produto que mede o teor alcoolico do leite materno para saber se o leite pode ou não ser consumido pelo bb. Em apenas dois minutos o teste é feito. Vale ressaltar que se a mommy quiser esse tempo livre é  sempre bom comunicar ao médico que vai orientar a melhor forma de "guardar" leite para o seu baby. Na minha opinião, esses test strips servem para dar segurança e garantia para a mãe, eliminando qualquer dúvida sobre o metabolismo do alcool ingerido pelo seu organismo.

Bem, pelo sim pelo não, já adquiri o meu!

*O produto é importado. À venda nos sites de comércio eletrônico. Ainda não vi por aqui, em nenhuma loja ou farmácia. Comprei na Target, em Miami.





Se alguém quiser ler mais sobre o assunto, gravidez x bebida alcoolica, pode encontrar maiores informações no site Baby Center. Link: http://brasil.babycenter.com/x2400175/gr%C3%A1vida-pode-tomar-alguma-bebida-alcoolica

Segue, em parte, o artigo, retirado do site:

Ninguém sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gestação pode afetar o desenvolvimento de um bebê, por isso o Ministério da Saúde aconselha que mulheres grávidas não tomem nada de bebida alcoolica. 

Alguns médicos, no entanto, adotam uma postura mais flexível, permitindo que suas pacientes tomem, em ocasiões especiais, uma taça de vinho ou um copo de cerveja. 

"Vale o bom senso", afirma a médica Rosiane Mattar, professora e integrante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 

No Reino Unido, as gestantes têm parâmetros mais claros para seguir se decidirem beber, apesar das advertências em contrário tanto do Royal College of Physicians (Instituto Real de Médicos) como do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (Instituto Real de Obstetras e Ginecologistas). Este último aconselha, por exemplo, que, se a mulher quiser mesmo beber, a quantidade ingerida durante a gestação não ultrapasse uma ou duas doses de álcool, uma ou duas vezes por semana. 

O fato é que se desconhece qual é o consumo seguro de álcool durante a gravidez. Seria difícil fazer ensaios clínicos para testar os efeitos reais dos diversos níveis de álcool sobre o feto, e além disso as mulheres que bebem durante a gravidez muitas vezes não revelam esse fato aos médicos. 

É preciso também levar em conta que o efeito da quantidade ingerida provavelmente difere de mulher para mulher, uma vez que cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente. Sabe-se, porém, que os efeitos do álcool são maiores em mulheres que fumam, consomem muita cafeína e alimentam-se mal. 

http://brasil.babycenter.com/x2400175/gr%C3%A1vida-pode-tomar-alguma-bebida-alcoolica#ixzz2XGexmpmS


Bisous! "Heleninha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário